top of page

   Em 1916 foi criado, sob a administração da Prefeitura do Recife, o Horto Florestal de Dois Irmãos, que em 14 de janeiro de 1939 passou a ser o Horto Zoobotânico de Dois Irmãos. O primeiro diretor e um dos idealizadores do Zoo foi o ecólogo João Vasconcelos Sobrinho.

   Cinquenta anos depois, tornou-se Reserva Ecológica, segundo a Lei Estadual nº 9.989 de 1987. Em 1998 passou à categoria de Parque através da Lei Estadual nº 11.622/98. O Parque Dois Irmãos também está categorizado, segundo a lei de Ocupação e Uso do Solo do Recife, como Zona Especial de Proteção Ambiental II (ZEPA II), que corresponde a áreas públicas ou privadas com características excepcionais de matas, mangues, açudes e cursos d'água.

Parque Dois Irmãos

Um pouco de história

Vista área do Parque 

O Zoológico...

  O Zoológico do Recife ocupa 14 hectares dentro do Parque Estadual de Dois Irmãos, que é uma Unidade de Conservação da Mata Atlântica com 1.158 hectares. Atualmente, no Zoológico vivem cerca de 600 animais entre aves, répteis e mamíferos distribuídos em 120 espécies, tanto nativas do Brasil quanto exóticas (estrangeiras), além de espécies de vida livre que habitam toda a área do Parque: capivaras, saguis, quatis, tejus, preguiças, insetos, aves, entre outros.

Unidade de Conservação

   O Parque Estadual de Dois Irmãos é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, regulamentada pela Lei Estadual nº 11.622/98. UC's são áreas regulamentadas pelo poder público para proteger e conservar os ambientes naturais, regidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e, em Pernambuco, pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC/PE).

   Há várias categorias de UC's, sendo uma delas a de Parque, cujo objetivo é preservar ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, recreação, atividades educacionais e turismo ecológico, por meio do contato com a Natureza. 

bottom of page